Cirurgia Bariátrica e o Coração. O que é importante você saber.

O tratamento da obesidade com cirurgia bariátrica, ou de redução do estômago, é cada vez mais comum e seguro. No entanto, ele requer um cuidado especial com o coração, antes e depois da cirurgia, especialmente porque a obesidade costuma estar acompanhada de outros fatores de risco para o coração como a hipertensão e o diabetes.

A cirurgia bariátrica geralmente só é indicada como forma de tratamento quando a pessoa já tentou outras formas de tratamento, mas sem os resultados esperados, ou quando o excesso de peso coloca a vida em risco.

Assim, antes de fazer uma cirurgia deste tipo, todas as pessoas devem passar por uma avaliação médica rigorosa com uma equipe multidisciplinar compreendida por um cirurgião, um nutricionista, um psicólogo, um cardiologista e outras especialidades médicas.

Além da perda de peso e do benefício estético, que é o primeiro a ser notado, a cirurgia bariátrica também traz benefícios relacionados às doenças associadas à obesidade, com melhoria e cura de doenças como:

• Hipertensão arterial;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Insuficiência respiratória;
  • Asma;
  • Diabetes;
  • Colesterol alto.

Este tipo de cirurgia também está muitas vezes associado a outras vantagens sociais e psicológicas, como diminuição do risco de depressão e aumento da autoestima, da interação social e da mobilidade física.

Toda esta melhoria que pode ocorrer com a cirurgia bariátrica está diretamente ligada à saúde do coração. Por isso, a avaliação do cardiologista é importante antes da cirurgia, e no acompanhamento pós-operatório.

Se você está cogitando em fazer a cirurgia de redução de estômago, procure seu médico e busque o máximo de informações sobre o procedimento, mas principalmente sobre você e seu estado de saúde atual.

Agência EverUp