Você sabe quando deve marcar a 1ª consulta com o cardiologista?

Um levantamento realizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) mostra que as doenças cardíacas são as que mais matam em todo o mundo. São 7,4 milhões de mortes por ano.

Este dado mostra como é importante ficar atento à saúde do coração. Mas, qual a hora certa para marcar consulta com um cardiologista? Quando não há fatores de risco, o ideal é que homens comecem a visitar um cardiologista aos 45 anos, e as mulheres aos 50. Outro fator que deve ser levado em consideração é o histórico familiar. Neste caso a idade da primeira visita ao cardiologista deve ser reduzida para 30 anos para homens e 40 para mulheres quando o paciente tem familiares portadores de diabetes, hipertensão, doença coronariana, ou que sofreram morte súbita ou morreram ainda jovens – principalmente se isso se repete com vários membros da mesma família.
.

Maus hábitos como tabagismo, má alimentação e sedentarismo também são fatores que tornam necessária a visita a um cardiologista, pois podem influenciar negativamente na saúde do coração. É durante a consulta que sera feita uma avaliação completa, com muita orientação. O cardiologista também atua como incentivador para a melhoria do estilo de vida. A prática de esportes, apesar de saudável, também requer cuidados. Sempre é válido uma consulta antes de iniciar as atividades, para ter segurança que está tudo bem e garantir resultados aliados a qualidade de vida. 

Agência EverUp

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *