Osteoporose é uma questão de prevenção

A osteoporose é uma doença que leva à redução da massa óssea, tornando os ossos mais suscetíveis a fraturas. A doença incide principalmente nas mulheres brancas com idades acima de 45 anos, sendo mais comum após a menopausa. É neste período que há uma queda na produção de hormônios femininos, responsáveis pela absorção do cálcio dos ossos.

No entanto, homens com idade acima de 60 anos e jovens com desequilíbrio de metabolismo, também são sensíveis a ela. Eventualmente, a osteoporose pode surgir em função de outras doenças, tais como diabetes, cirrose, úlcera gástrica ou através do consumo de determinados medicamentos à base de corticoides e diuréticos.

Os sintomas mais comuns são dores nos ossos e a facilidade de fraturas, mas o diagnóstico deverá ser feito através de um exame de densitometria óssea.

Como é possível se prevenir contra a osteoporose? Através de uma alimentação saudável e balanceada adotada desde a infância, incluindo alimentos ricos em cálcio (leite e derivados, ovos, couve, repolho, brócolis, agrião, entre outros). Atividades físicas de forma constante orientada e exposição da pele ao sol, sempre protegida por um bom filtro solar. Evite a vida sedentária.

Como tratá-las? Adote uma dieta rica em cálcio, porém, equilibrada. Deve-se ainda reduzir o consumo de álcool e café, que dificultam a absorção do cálcio pelo organismo, e também o cigarro que pode levar a mulher a uma menopausa precoce. Além disso, é muito importante fazer exercícios físicos e caminhadas a fim de mobilizar a musculatura e facilitar a reconstrução das células ósseas. Todo tratamento deve ser acompanhado por um médico, uma vez que o excesso de cálcio no organismo pode causar outros distúrbios.
Lembre-se: osteoporose não é uma questão de sorte ou azar e sim de prevenção.

*Dr. Giovanni Melone é cardiologista, médico do Hospital Israelita Albert Einstein e diretor do Centro Médico Clinicuore.