Bons hábitos alimentares contribuem com a saúde do coração

Se você já chegou ou passou dos 40 anos, já deve ter percebido que muitas mudanças ocorrem no organismo e que é preciso ter mais cuidado com a saúde. Quando falamos da saúde do coração, torna-se ainda mais necessário controlar os fatores de riscos e mudar alguns hábitos de vida e alimentares. Vale ressaltar que a partir desta faixa etária aumentam as chances de desenvolvimento de problemas cardíacos, principalmente o infarto.

O consumo excessivo de gordura de origem animal, frituras, alimentos industrializados feitos com gorduras trans e de carboidratos refinados podem favorecer o acúmulo de placas de gordura nas artérias, dificultando a passagem do sangue e aumentando, assim, o risco de infartos e AVC.

O que você come, as escolhas que você faz na hora das compras do mês, o tipo de restaurantes que você frequenta, as suas preferências alimentares estão diretamente relacionadas com a prevenção de doenças cardíacas, o aumento ou não de peso, com o controle ou não do diabetes, com os níveis de colesterol e triglicerídeos sanguíneos.

A boa notícia é que ainda dá tempo de salvar seu coração! Ao adotar algumas mudanças no estilo de vida e na rotina, é possível viver com mais qualidade nos próximos anos e manter seu coração saudável.

Beber água é um hábito alimentar importantíssimo, diminuir o consumo de sal também, investir em alimentos orgânicos e integrais além de consumir frutas, legumes e verduras, são hábitos alimentares que devem se tornar rotineiro no dia a dia para uma alimentação saudável.

Ter uma boa noite de sono e dormir bem garantem menos estresse e também libera os hormônios responsáveis pelas sensações de disposição e bem-estar.

Comer de forma saudável, movimentar o corpo com caminhada e exercícios físicos são hábitos saudáveis que ajudam na saúde do coração.

Faça seu check-up preventivo no Centro Médico Clinicuore.