Como vai seu coração?

Alguns problemas cardíacos podem se manifestar a qualquer momento, mesmo que você não apresente nenhum sintoma.
Para saber o seu grau de risco, responda às perguntas a seguir. Duas ou mais respostas “sim” indicam que seu risco é maior do que o da média da população.

Você é um homem de 45 anos de idade ou mais?
( ) Sim ( ) Não

Você é uma mulher de 55 anos de idade ou mais ou já está na menopausa?
( ) Sim ( ) Não

Seu pai ou irmão faleceram em decorrência de doença arterial coronariana antes dos 55 anos? Sua mãe ou irmã faleceram pela mesma doença antes dos 65 anos?
( ) Sim ( ) Não

Você apresenta nível elevado de LDL – colesterol (colesterol ruim) confirmado pelo médico?
( ) Sim ( ) Não

Você tem hipertensão arterial ou faz tratamento para reduzir a pressão arterial?

Você fuma?

Você tem diabetes?
( ) Sim ( ) Não

Você apresenta baixo nível de HDL – Colesterol (colesterol bom) confirmado pelo médico?

Preste atenção nestes sintomas
Se entre uma consulta e outra se você apresentar qualquer um dos sintomas a seguir, contate seu médico imediatamente:
Desconforto no peito que aumenta em severidade e duração;

Dor ou sensação de opressão no peito;

Inchaço no tornozelo, nas mãos, nos pés, nas pernas ou no abdômen;

Falta de ar (especialmente em repouso);

Batimento cardíaco rápido ou irregular;

Consciência das batidas ou seu coração (forte pulsação no peito);

Tontura;

Desmaio;

Sensação de extremo cansaço, especialmente com atividade física;

Se você sentir desconforto (dor) no peito, esteja pronto para responder as seguintes perguntas para seu médico:

Quando a dor começou?

Você já teve algo similar?

Onde está localizada exatamente a dor?

Como é a dor?

É intermitente ou continua?

É muito importante que você, neste momento da leitura, já tenha percebido que muitas coisas podem ser feitas e que praticamente todos os fatores de risco podem ser controlados.

Muitas pessoas encaram as mudanças necessárias como restritivas, proibidas…. Mas não é verdade: o único “não” é para o tabagismo. Para todo o resto a resposta é “sim”!

Isso mesmo, é possível viver com prazer, mais e melhor, mudando as suas atitudes perante a vida. Os exercícios físicos trarão bem-estar e as dietas também poderão ser compostas de alimentos saborosos.

Seu médico e equipe são os melhores amigos da sua saúde. Siga a risca suas orientações e tenha a certeza de estar no caminho de um coração mais saudável!

Dr. Giovanni Melone é cardiologista, médico do Hospital Israelita Albert Einstein e diretor do Centro Médico Clinicuore.