Herpes genital

Entre as infecções que afligem a humanidade há séculos, o vírus do herpes genital é considerado, dentre as doenças sexualmente transmissíveis, a de mais rápido crescimento.

Milhões de pessoas no Brasil têm a doença e, infelizmente, a cada ano dezenas de milhares de homens e mulheres — a maioria entre 18 a 35 anos — poderão contrair o herpes.

Trata-se de uma doença altamente contagiosa, que persiste por toda à vida, reaparecendo vez ou outra. A forma inicial de contágio é a relação sexual com pessoa que esteja com o herpes em atividade. Algumas recomendações são válidas: ficar atento à presença de feridas, usar camisinha e, ao primeiro sinal de sintoma, procurar o médico.

Os sintomas do herpes são mais graves na primeira infecção e aparecem poucos dias após o contato sexual. Inicialmente costumam ocorrer ardor, coceira e vermelhidão. Em certas ocasiões, febre e aumento dos gânglios. Estes sintomas agravam-se por volta do terceiro dia, formando bolhas que se transformam em úlceras dolorosas. A fase aguda pode durar de 2 a 4 semanas.

Uma vez dentro do organismo, o vírus entrará numa fase “quieta”, esperando para “atacar” e causar novas infecções. São as ocorrências. Algumas pessoas nunca têm recorrência. Outras, só de vez em quando e algumas têm crises com frequências. Nas recorrências, antes que se apresentem as lesões, podem aparecer sintomas iniciais de advertência, tais como ardor e coceira, no mesmo local ou perto de onde surgiram as lesões da primeira infecção. Ainda não se sabe com certeza o que faz com que o vírus volte à atividade. Geralmente as recorrências costumam ser graves do que a infecção inicial.

As mulheres que apresentam episódios cínlicos de herpes genital devem tomar certos cuidados, quando engravidam, pois o bebê poderá contaminar-se durante o parto.

O médico recomendará exames específicos para detectar se a gestante tem o vírus em atividade ou não, evitando maiores consequências para o bebê.

Dr. Giovanni Melone é cardiologista, médico do Hospital Israelita Albert Einstein e diretor do Centro Médico Clinicuore.