Herpes Zooster

Esse tipo de herpes pode aparecer em várias regiões do corpo, mas sempre acompanhando o trajeto de um feixe nervoso. Ele também é conhecido por “cobreiro”. É uma infecção causada pelos vírus Varicella-zoster (VZN) e acomete apenas pessoas que já tiveram varicelas (catapora), mesmo que não tenham apresentado manifestação clínica.

A primeira infecção ocorre durante a infância, como a catapora. Embora o organismo se reabasteça, o vírus permanece latente durante anos. Mais tarde o vírus é “reativado”.
Sintomas como dores intensas no local podem preceder e também acompanhar as manifestações desse tipo de herpes, que ocorre ao longo da linha do nervo, em apenas um lado do corpo.

Aparece, inicialmente, como erupção cutânea, com pequenas bolhas, uma faixa longa e estreita. Por volta do terceiro dia, essas lesões tornam-se amarelo-esbranquiçadas. Entre uma semana e dez dias, as feridas secam e formam crostas, que geralmente persistem por duas a três semanas. Depois da cicatrização das lesões, pode perdurar uma dor incômoda, chamada neuralgia pós-herpética.

Sua localização mais frequente é na região do tórax, da face, do pescoço e da área da cintura. A incidência do Zoster parece aumentar proporcionalmente à idade. Quase ⅔ dos pacientes com cobreiro têm mais de 60 anos de idade.
O tratamento deve ser iniciado logo após o aparecimento dos primeiros sintomas, pois podem causar complicações, como nevralgia, lesões oculares, infecção das feridas por bactérias e disseminação das lesões para outras regiões próximas. Algumas vezes, ocorre um comprometimento reversível dos movimentos na área afetada. Utilizar o tratamento já mencionado do tipo cloridrato de amitriptilina, às vezes.