Obesidade e doenças cardiovasculares

A obesidade causa o entupimento das artérias, dificultando o desempenho adequado do coração

Um dos fatores de risco das doenças cardiovasculares que tem chamado atenção de muitos médicos nos últimos anos é o excesso de peso. Das seis principais causas de morte no Brasil, quatro estão diretamente ligadas à obesidade: acidente vascular cerebral (AVC), infarto do miocárdio, diabetes e hipertensão.

O estudo, que foi financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), mostra que, no Brasil, a prevalência do excesso de peso aumentou de 42,6% em 2006 para 55,4% em 2019. Já a obesidade saltou de 11,8% para 20,3% no mesmo período, o que mostra uma reportagem da Agência Brasil

Em 2030, 68% dos brasileiros poderão estar com excesso de peso, o que pode causar o aumento do número de pacientes com doenças cardiovasculares. Existe uma relação direta entre alimentação, nutrição, saúde física e saúde mental, os alimentos possuem nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso organismo, nos dando a energia necessária para que possamos nos exercitar, realizar nossas atividades diárias e conseguimos raciocinar de forma adequada.

É importante manter um acompanhamento médico regular, realizar exames para prevenção e diagnóstico precoce de inúmeras doenças e realizar atividade física. Além disso, o consumo de frutas, legumes e vegetais é indicado para todas as pessoas.

Um estilo de vida saudável requer mudanças nos hábitos tradicionais e demanda disciplina, além de um cuidado médico constante. Por isso, conte com os profissionais do Centro Médico Clinicuore, atendemos particular e também convênios.