Riscos de infarto aumentam até 30% no inverno

É importante manter uma rotina de exames e consultas com um médico cardiologista

O inverno começou oficialmente no país e as baixas temperaturas trazem alertas importantes para a área da saúde.

Além do aumento dos casos de gripe e outras doenças respiratórias, os médicos também orientam sobre o alto índice de infarto nessa estação do ano. Uma pesquisa realizada por médicos da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, em 2019, mostrou que as internações nos hospitais públicos da capital por insuficiência cardíaca e infarto chegaram a ser 30% maiores do que no verão. Esse número foi ainda maior entre os pacientes com insuficiência cardíaca com mais de 40 anos.

Um dos principais motivos é a vasoconstrição, diante da exposição ao frio excessivo os vasos se contraem excessivamente, o que reduz o fluxo sanguíneo e provoca um desequilíbrio entre a oferta e a demanda de oxigênio em nosso organismo. Além disso, muitas pessoas deixam de praticar exercícios físicos e passam a comer mais alimentos calóricos, por conta da sensação de aquecimento corporal que proporcionam. Pessoas com pressão alta e diabetes devem ter atenção redobrada.

Para reduzir os riscos da vasoconstrição é importante prestar atenção à temperatura corporal. A produção de calor depende da alimentação regular, é durante a digestão que ocorre elevação da temperatura corporal.

Por isso, mantenha-se aquecido e não descuide da sua alimentação e rotina de exercícios físicos. Além disso, previna-se e busque orientação médica regularmente, realizando exames preventivos e consultas médicas. Aqui no Centro Médico Clinicuore temos a estrutura completa para você cuidar da saúde do seu coração, realizamos exames de holter, mapa, função pulmonar e muito mais.