Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o Setembro Vermelho é uma ação que objetiva, justamente, divulgar a importância de prevenir e tratar essas doenças, assim como cuidar do coração. Para isso, há duas medidas essenciais: adotar hábitos saudáveis e fazer o check-up cardiológico periodicamente.
Em 29 de setembro, comemora-se, especificamente, o dia do coração, com o intuito de conscientizar a população a respeito dos problemas cardiovasculares.
Uma vez que meio bilhão de pessoas em todo mundo têm doenças cardiovasculares, esse tipo de campanha se mostra urgente. No Brasil, de acordo com dados da SBC, há cerca de 284.947 de mortes no país.
Na prática, a cada 40 segundos uma pessoa morre no Brasil devido às principais doenças do coração. O mais alarmante é que são óbitos decorrentes de enfermidades que podem ser prevenidas e tratadas.
Quando ouvimos falar em infarto, geralmente o associamos às pessoas idosas com doenças crônicas, como a hipertensão, por exemplo. De fato, esses são os casos mais frequentes, devido aos fatores de risco. Elas também podem sofrer episódios cardíacos graves que, em alguns casos, levam à morte.
Nas pessoas jovens, é mais comum ocorrer a dor torácica típica, que surge como uma pressão ou queimação na região do tórax. Ela pode ser no centro ou irradiar para o lado esquerdo, onde fica o coração.
Os exames de check-up do coração são importantes para evitar a ocorrência ou o agravamento de condições que poderiam ser prevenidas ou, ao menos, amenizadas. Com isso, aumentam as chances de ter mais qualidade de vida e longevidade.